Caro Pedro Ventura,

Um pequeno comentário relativamente à verdade e imaginação científica que pode ser algo muito diferente daquilo que comenta no seu blog. Também pode ser algo que passou por mentira, através da imaginação de muitos, e as pessoas tomaram por verdade (há comunicações sobre isso).

Às vezes levar as coisas à letra, digamos, dogmaticamente , como refere, pode ser um perigo. Se quiser passar pela conferência para confirmar isso é mais do que bem-vindo. Lamento, às vezes, que, quando se tenta fazer algo de valor (isso mesmo, tentar despertar a academia para estes géneros) que acabemos por ser criticados. Deu muito trabalho montar uma coisa destas e só espero que tudo corra bem. Infelizmente, não conseguimos colocar todas as pessoas no colóquio, como poderá ver no programa.

Está mais do que convidado a vir e poderemos falar melhor.

Cumprimentos,

José Duarte
José Duarte a 10 de Outubro de 2010 às 16:24
Caro José,

Em primeiro lugar, não teci nenhuma critíca ao colóquio, aliás gostaria imenso de poder estar presente, mas a distância impede-me de o fazer. Como poderia estar a critícar algo que nem teve lugar na altura em que escrevi o texto? Todas estas iniciativas são de louvar.

Os meus comentários são apenas notas. O que se refere à ficção científica pretende ser apenas isso, uma nota relativamente à ideia mais ou menos aceite por alguns de que a ficção científica têm obrigatóriamente de se reger pelo conhecimento científico e que tudo o mais são fantasias disparatadas. Ignorar a relatividade temporal parace-me descabido. A dicotomia é sempre algo "perigoso"... Mas este apontamento era para o "meio" e não para o colóquio.

Cumprimentos,

Pedro Ventura


sá morais a 10 de Outubro de 2010 às 19:19
Caro Pedro Ventura,

Infelizmente, gostava imenso que pudesse estar no evento. As coisas não têm sido todas como nós queremos e este esforço tem sido colossal. Acredite que lutar, no meio académico, para que isto aconteça, não tem sido tarefa fácil. O orçamento do colóquio é risível, nem imagina o quanto.

Desculpe se interpretei isto como crítica, mas como eu vou apresentar uma comunicação sobre as versões radiofónicas de the war of the worlds (americana e portuguesa) achei que a questão imaginação e verdade científica se adequava perfeitamente ao que vou fazer.

Mesmo que esteja longe, vou enviar-lhe, assim eu puder, o programa. Confesso que já ando para ler um livro seu há algum tempo, mas o tempo não mo tem permitido.

Espero que possa fazer toda a divulgação possível. Prometemos ter mais se isto correr bem. Para o ano, para o outro, quem sabe. Os tubos de ensaio servem para isso mesmo. Este, felizmente ou infelizmente, já se tornou grande de mais. Tem 4 dias e 2 críticos e 2 escritores internacionais.

Mais uma vez obrigado e um abraço. Peço desculpa se o interpretei mal.

José Duarte
José Duarte a 10 de Outubro de 2010 às 19:41

Comentar:

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres