O Colóquio “Mensageiros das Estrelas: Ficção Científica e Fantasia”, organizado pelo Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa,  pretende abordar uma temática abrangente que, embora já com tradição e reconhecimento internacionais, não tem merecido a devida atenção por parte da academia portuguesa. A produção e divulgação de obras de Ficção Científica e Fantasia, tanto a nível nacional como internacional, tem agremiado públicos tão vastos e diversos que é pertinente abrir um espaço de debate sobre as questões teóricas e ideativas que se encontram subjacentes a estas formas de escrita.
As múltiplas obras quer literárias quer fílmicas ou visuais suscitam problemáticas distintas de natureza estética, ética, ideológica e também teórica que justificam a importância de um fórum alargado.
O Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa e o grupo de investigadores afectos a esta área convidam, pois, a que participe nesta iniciativa, a realizar nos dias 2, 3, 4 e 5 de Novembro de 2010 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
 
O evento irá contar com a presença de elementos das mais variadas àreas relacionadas com a temática, tanto nacionais como internacionais. O colóquio irá contar com exposições, sessões de cinema, workshops, feira do livro, entre outros.
 
Algumas das temáticas abordadas neste evento serão:
- Verdade e Imaginação na Ficção Científica
- O espaço na Ficção Científica
- A viagem na Ficção Científica
- Ficção Científica e Utopia

 

 

publicado por sá morais às 14:05