Elenco

Martin Landau, como comandante John Koenig
Barbara Bain, como Dra. Helena Russell
Barry Morse, como prof. Victor Bergman (1ª temporada)
Catherine Schell, como Maya (2ª temporada)
Tony Anholt, como Tony Verdeschi
Nick Tate, como cap. Alan Carter
Prentis Hancock, como controller Pawl Morrow (1ª temporada)
Zienia Merton, como Sandra Benes
Clifton Jones, como David Kano
John Hug, como Bill Fraser (1ª temporada)
Anton Philips, como dr. Bob Mathias
Susanne Roquette como Tanya Alexandra
Yasuko Nagasumi, como Yasko

 

 

 

Fruto da imaginação brilhante do pioneiro da ficção científica, Gerry Anderson, chegam-nos aventuras fantásticas que marcaram uma época!

A produção mais ambiciosa de Gerry e Sylvia Anderson continua a ser "Espaço 1999", a melhor série de ficção científica e uma formidável saga espacial britânica dos anos 70. Com um leque de actores bem reais: Martin Landau e Barbara Bain, um casal na vida real, grandes estrelas de "Missão Impossível".
M. Landau é John Koenig, comandante da Base Lunar Alfa, uma fantástcia estrutura que abrange 311 membros de uma comunidade científica, da qual a Dra. Helen Russel (B. Bain) é a chefe da secção médica. No dia 13 de Setembro de 1999 os resíduos nucleares armazenados na Lua explodem. O astro sai da sua órbita e é projectado para o espaço. Os habitantes de Alfa têm de sobreviver, não podem subsistir nua sua base. Que perigos os esperam? Encontrarão na sua viagem um planeta onde poderão habitar?
Influenciado pela estreia de "20001 - Odisseia no Espaço", a acção acontece num cenário gigantesco de uma base lunar asséptica, com tubos de transporte e naves, as Águias. Os efeitos especiais ímpares de Brian Johnson ("O Império Contra-Ataca") tornaram-se possíveis graças ao maior orçamento para uma produção desta época. Descolagens, explosões, naves desconhecidas... um verdadeiro espectáculo de efeitos visuais.

 

 

 

 

2ª Série

Após a sua primeira época e perante o sucesso internacional da série, o arranque de um "Ano 2" foi acompanhado por uma mudança de formato. Um novo produtor, Fred Freiberger, ligado anteriormente a "Caminho das Estrelas", (Star Trek) chegou dos Estados Unidos para dar ao "Espaço 1999" o estilo que se imagina cativar mais o público do outro lado do Atlântico. A encenação, os cenários, o guarda-roupa, a música, o genérico... tudo foi consideravelmente modificado. Vestidos com novos blusões, os habitantes de Alfa abandonaram a antiga sala de comando e estão agora no exíguo Centro de Controlo. Bergman e Paul já não fazem parte do grupo, e Tony Anholt tem o novo papel de chefe de segurança. E logo desde o primeiro episódio desta nova época todos acolherão uma bela extraterrestre, Maya, a única sobrevivente do planeta Psychon. A maior parte do tempo é Catherine Schell que veste a pele desta personagem, porque, na realidade, a Maya é uma mutante: pode assumir a aparência de qualquer criatura humana, animal... ou monstruosa. É numa ambiência muito mais orientada para a acção e a aventura que se desenrola a segunda época da série. Acabaram-se os grandes temas filosóficos tão gratos à ficção científica; doravante os habitantes de Alfa são determinados, cheios de humor, de recursos e preparados para tudo enfrentar, quer se trate de robôs, monstros ou de outras ameaças com que se deparem nos meandros deste novo e variado universo.

 

 

Episódios

01. The Metamorph
02. The Exiles
03. One Moment of Humanity
04. All That Glisters
05. Journey to Where
06. The Taybor
07. The Rules of Luton
08. The Mark of Archanon
09. Brian the Brain
10. New Adam New Eve
11. The AB Chrysalis
12. Catacombs of the Moon
13. Seed of Destruction
14. The Beta Cloud
15. A Matter of Balance
16. Space Warp
17. The Bringers of Wonder, Part 1
18. The Bringers of Wonder, Part 2
19. The Lambda Factor
20. The Seance Spectre
21. Dorzak
22. Devil's Planet
23. The Immunity Syndrome
24. The Dorcons

 

Se a primeira série era mais "filosófica", com profundos dilemas e menos acção ( mais ao gosto europeu ), a segunda série trouxe novas personagens e um estilo mais "americanizado", mas quem viu não esquece nenhuma! Eu não esqueci e ainda hoje aprecio esta série marcante. Quem não se lembra dos Águias? Do sábio e humano Koening? Do hábil Alan Carter? E... claro, da Maya ( Catherine Schell )... Que arrancava muitos suspiros juvenis na altura e é ainda hoje uma das personagens mais  sexys da sci-fi. Senhora simpática com quem troquei alguma correspondência muitos anos depois.