O Museu Militar e a Ésquilo edições e multimédia vão proceder ao lançamento do livro «Reconquista Cristã – Nas Origens de Portugal» da autoria de Pedro Gomes Barbosa, historiador e coordenador de história medieval da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que terá lugar no Museu Militar, largo dos Caminhos de Ferro (em frente à estação de St.ª Apolónia), em Lisboa, terça-feira, 22 de Abril, às 18h30.

A apresentação estará a cargo do Prof. Doutor Hermenegildo Fernandes, medievalista e docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O Coronel Manuel Ribeiro de Faria, director do Museu Militar, presidirá à sessão.

 

«Muitas são as obras, de valor desigual, que tratam as guerras que, na Pe­nín­su­la Ibérica, opuseram a Cristandade e o Islão. Mas tem-se descurado, muitas ve­zes, se não sistematicamente, a abordagem militar, nas suas várias vertentes de es­tra­tégia, tácticas, sistemas de defesa estática ou dinâmica, combatentes e ar­ma­men­­to, para só referir os aspectos mais importantes. (…) Tentámos perceber a rea­li­dade portuguesa, nas suas diferentes variáveis, mas sem esquecer dois pontos que consideramos importantes: primeiramente, que o território que vai cons­tituir o futuro reino de Portugal foi ocupado, até ao século XIII, em vários dos seus segmentos, cada vez mais pequenos, é certo, pela formação islâmica, que é ne­cessário compreender nas suas linhas gerais, e também na especificidade dos cau­dilhos que ocuparam este espaço; em segundo lugar, que a história militar por­tuguesa medieval da formação cristã não se inicia com a 'tomada de poder' por Afonso Henriques, em 1128, após a batalha de S. Mamede, ou mesmo com a constitui­ção do Condado Portucalense, mas tem o seu começo antes disso, pelo menos em 868, com ocupação da chamada ‘linha do Douro’.»

Pedro Gomes Barbosa
In «Nota Prévia»

 

publicado por sá morais às 17:03